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quarta-feira, 16 de maio de 2012

Parabéns! Prémio para alunos da Escola Sec. da Cidadela.

Escola Secundária da Cidadela ficou em 2.º lugar Alunos do secundário distinguidos na Assembleia da República Jovens propõem três alterações à lei da Procriação Medicamente Assistida Estudantes das Escolas Secundárias de Oeiras, Cascais e Baixa da Banheira receberam hoje, na Assembleia da República, os prémios do concurso «Procriação Medicamente Assistida em Debate». O desafio lançado a jovens do 12.º ano pelo Conselho Nacional para a Procriação Medicamente Assistida (CNPMA) e pela Ciência Viva, teve como objectivos promover o conhecimento sobre a Procriação Medicamente Assistida (PMA) dos pontos de vista científico, tecnológico, ético, social e legal; e estimular o debate sobre a PMA. “O nosso objectivo foi combater o preconceito porque na PMA há muitos preconceitos que impedem que se proporcione aos casais que não conseguem ter filhos a possibilidade de os terem”, sublinhou Eurico Reis, presidente do CNPMA. Segundo o responsável, “será melhor o nosso futuro” se os jovens “estiverem armados com espírito científico, análise crítica e não se deixarem levar pelo preconceito”. Entre Outubro de 2011 e Março de 2012, os jovens exploraram o tema da PMA realizando pesquisas, debates, jogos, entrevistas, com o apoio de especialistas do CNPMA e do jornalista José Vítor Malheiros. Das catorze escolas que participaram no concurso, que contou também com a coordenação científica do investigador Alexandre Quintanilha, saíram três vencedoras. Em primeiro lugar, com um prémio de 500 euros, ficaram os alunos da Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras, com o projecto ‘The Art of Life’ que resultou na produção de dois jogos de mesa, uma Peça-Debate e um Quiz interactivo. Os alunos da Escola Secundária da Cidadela, Cascais, receberam o 2º Prémio no valor de 300 euros. Para responder ao desafio do projecto os jovens realizaram trabalhos no formato ‘PlayDecide’ por considerarem que poderiam ser posteriormente acedidos por outros elementos da comunidade escolar, outros alunos e até familiares e amigos dos autores. O ‘PlayDecide’ é um jogo de discussão com o objectivo de conversar de forma simples mas eficaz sobre assuntos controversos que os alunos puderam partilhar na plataforma europeia. Fonte: Ciência Hoje

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